A
Kawasaki é uma sociedade multinacional com mais que 50 companhias
acionistas (fábricas, centros de distribuição e sedes de marketing e
vendas), presente na maioria das grandes cidades do mundo. Os
interesses comerciais incluem controle ambiental e engenharia de usinas
de energia, maquinaria e robótica, construção de navios e engenharia
naval, engenharia de grupo motopropulsor e estruturas de aço, estoque
de rolamentos, aeroespaço, e é claro, ATVs, motocicletas, veículos
utilitários e embarcações. Como todas as companhias, a Kawasaki começou
com um sonho e cresceu até se tornar a grande sociedade que é hoje.
Em
1878, Shozo Kawasaki, o fundador, abriu um estaleiro para construir
navios de aço para cruzar o oceano. Em 1886, a operação inicial se
expandiu para se tornar a Kawasaki Dockyard.
Após dez anos, em
1896, a Kawasaki Dockyard foi incorporada e Kojiro Matsukata foi
nomeado o primeiro presidente da sociedade. Iniciou-se a fabricação de
locomotivas, caminhões de carga, veículos de passageiros e vigas
mestras de pontes em 1906, no recém-inaugurado Hyogo Works, e no ano
seguinte, a produção de turbinas a vapor navais foi iniciada no
estaleiro.
Durante
o ano de 1918, o Departamento de Aeronaves foi instalado em Hyogo Works
apenas 15 anos depois do vôo inaugural dos irmãos Wright. O
departamento começou fabricando aeronaves numa época em que os aviões,
que poderiam permanecer voando apenas por poucas horas, eram ainda
feitos de tecido e madeira. Logo depois, uma fábrica para produzir
aviões foi construída e a primeira aeronave do Japão feita de metal foi
concluída nesta fábrica.
O ano seguinte viu o início de muitas
mudanças à medida em que The Marine Freight Department [Departamento de
Carga Marítima] se separou para formar a Kawasaki Kisen Kaisha Ltd.
(K-Line). Em 1928, o Hyogo Works se separou para se tornar a Kawasaki
Rolling Stock Manufacturing Co., Ltd. O Aircraft Department
[Departament de Aeronaves] se tornou a Kawasaki Aircraft Co., Ltd. in
1937, e em 1950, o Steel Making Department [Departamento de Estrutura
de Aço] se tornou a Kawasaki Steel Corporation. Os departamentos de
Estoque de Rolamentos, Aeronaves, Carga Marítima e Estruturas de Aço se
transformaram em companhias com direito próprio, estabelecendo uma
fundação firme em seus respectivos campos.
Em
1961, a primeira motocicleta Kawasaki foi fabricada pela Kawasaki
Aircraft Co., Ltd. Então, em 1969, a Kawasaki Dockyard, a Kawasaki
Rolling Stock Manufacturing e a Kawasaki Aircraft se fundiram em uma
corporação gigante, a Kawasaki Heavy Industries Ltd., para competir
melhor no mercado global emergente e bastante competitivo.
Kawasaki Heavy Industries, Ltd.Hoje,
a Kawasaki Heavy Industries, Ltd. (KHI) está engajada na formação de
sistemas de transporte para o século XXI, e ao fazê-lo, utiliza a
riqueza do know-how tecnológico acumulada nos últimos 100 anos. A
divisão de construção de navios liderou o mundo na produção de navios
sempre maiores, sempre mais rápidos, cada vez mais automatizados. Ela
está constantemente lutando para encontrar meios de aumentar a
fabricação de navios e a eficiência na navegação, enquanto conserva
energia. Até aqui, a busca resultou no desenvolvimento de navios de
alta velocidade, transportadores do Liquid Natural Gas (LNG) [Gás
Natural Líquido] e outras tecnologias navais orientadas para o futuro
Aplicando-se princípios da aviação,
um Jetfoil que corre acima da água a incríveis 45 nós é um projeto que
se tornou realidade. A Kawasaki liderou o consórcio de fabricação de
navios do Japão constituído para construir o Techno-Superliner. Este
novo excitante vaso é planejado para transportar uma carga de
aproximadamente 1.000 toneladas e viajar a uma velocidade de cruzeiro
de 50 nós.
A Kawasaki está suprindo o estoque de rolamentos do mundialmente famoso trem-bala Shinkansen,
bem como de outros trens. A empresa está agora desenvolvendo um
Shinkansen de próxima geração que viajará a velocidade máxima de 240
mph. A habilidade da Kawasaki se estende muito além do simples
desenvolvimento e fabricação de estoque de rolamentos. Como um
integrador de sistemas, a Kawasaki executa os sistemas de transporte
ferroviários totais, desde o controle de operação do trem até a
inspeção do estoque de rolamentos e operações de reparo.
No setor de aeronaves,
a Kawasaki está engajada em uma larga série de atividades como um
fabricante tanto dos corpos como das máquinas de aeronaves. No
presente, a empresa está fabricando o helicóptero MBB K117 desenvolvido
pela Kawasaki e partes o último avião de passageiros, o Boeing 777. A
Kawasaki é também um importante integrante do projeto para desenvolver
o Supersonic Transport (SST), um avião que viajará a altitudes de
60.000 a 90.000 pés, a uma velocidade de Mach 2.5 e transportará de 200
a 300 passageiros. As tecnologias de transporte a alta velocidade da
Kawasaki também se estendem para além da atmosfera terrestre em nova
busca para utilizar o espaço e seus recursos.
A engenharia civil e a maquinaria de construção da Kawasakiestão contribuindo para a criação de novas cidades com suas pontes e
construções de grande altura. O sucesso do Eurotúnel, o projeto em
larga escala que une a Inglaterra à França, deve muito às máquinas de
perfuração dos dois túneis feitas pela Kawasaki. A companhia também
construiu as máquinas de blindagem - as maiores do mundo, com mais de
46 pés de diâmetro - para a construção do Trans-Tokyo Bay Highway
[Estrada da Enseada Trans-Tokyo.